6.952 views

Sem, Cam e Jafé

Em 11 de dezembro de 2010, em Cristianismo, por Carlos Portella

Gênesis Capítulo 10:

1 Estas, pois, são as gerações dos filhos de Noé: Sem, Cão e Jafé, aos quais nasceram filhos depois do dilúvio.
2 Os filhos de Jafé: Gomer, Magogue, Madai, Javã, Tubal, Meseque e Tiras.
3 Os filhos de Gomer: Asquenaz, Rifate e Togarma.
4 Os filhos de Javã: Elisá, Társis, Quitim e Dodanim.
5 Por estes foram repartidas as ilhas das nações nas suas terras, cada qual segundo a sua língua, segundo as suas
famílias, entre as suas nações.
6 Os filhos de Cão: Cuche, Mizraim, Pute e Canaã.
7 Os filhos de Cuche: Seba, Havilá, Sabtá, Raamá e Sabtecá; e os filhos de Raamá são Sebá e Dedã.
8 Cuche também gerou a Ninrode, o qual foi o primeiro a ser poderoso na terra.
9 Ele era poderoso caçador diante do Senhor; pelo que se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor.
10 O princípio do seu reino foi Babel, Ereque, Acade e Calné, na terra de Sinar.
11 Desta mesma terra saiu ele para a Assíria e edificou Nínive, Reobote-Ir, Calá,
12 e Résem entre Nínive e Calá (esta é a grande cidade).
13 Mizraim gerou a Ludim, Anamim, Leabim, Naftuim,
14 Patrusim, Casluim (donde saíram os filisteus) e Caftorim.
15 Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, e Hete,
16 e ao jebuseu, o amorreu, o girgaseu,
17 o heveu, o arqueu, o sineu,
18 o arvadeu, o zemareu e o hamateu. Depois se espalharam as famílias dos cananeus.
19 Foi o termo dos cananeus desde Sidom, em direção a Gerar, até Gaza; e daí em direção a Sodoma, Gomorra,
Admá e Zeboim, até Lasa.
20 São esses os filhos de Cão segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, em suas terras, em suas
nações.
21 A Sem, que foi o pai de todos os filhos de Eber e irmão mais velho de Jafé, a ele também nasceram filhos.
22 Os filhos de Sem foram: Elão, Assur, Arfaxade, Lude e Arão.
23 Os filhos de Arão: Uz, Hul, Geter e Más.
24 Arfaxade gerou a Selá; e Selá gerou a Eber.
25 A Eber nasceram dois filhos: o nome de um foi Pelegue, porque nos seus dias foi dividida a terra; e o nome de
seu irmão foi Joctã.
26 Joctã gerou a Almodá, Selefe, Hazarmavé, Jerá,
27 Hadorão, Usal, Dicla,
28 Obal, Abimael, Sebá,
29 Ofir, Havilá e Jobabe: todos esses foram filhos de Joctã.
30 E foi a sua habitação desde Messa até Sefar, montanha do oriente.
31 Esses são os filhos de Sem segundo as suas famílias, segundo as suas línguas, em suas terras, segundo as
suas nações.
32 Essas são as famílias dos filhos de Noé segundo as suas gerações, em suas nações; e delas foram
disseminadas as nações na terra depois do dilúvio.

O capítulo 10 contém em sua maior parte genealogias das primeiras famílias, das quais descende toda a população do mundo.

A ordem que encontramos é: os filhos de Jafé, em seguida os de Cam e finalmente os de Sem; como em outras partes da Bíblia, vemos que as duas linhas “rejeitadas” são mencionadas primeiro, com alguns comentários, para não ser mencionadas mais; a dos “escolhidos”, mencionada por último, segue pela Bíblia até o nascimento de Jesus Cristo: hoje em dia é a única (dos judeus) que não se misturou com as outras!

Os descendentes de Jafé:

Um enólogo chamado H S Miller fez um estudo aprofundado da origem das nações com base neste capítulo, outras porções bíblicas e descobertas arqueológicas, e preparou um mapa etnológico donde se tira as seguintes conclusões:

  • De Magogue: os citas, eslavos, russos, búlgaros, boêmios, polacos, eslovacos, e croatas.
  • De Madai: os indianos e as raças iranianas: medos, persas, afgãs, curdos.
  • De Javã: os gregos, romanos e as nacionalidades latinas como portugueses, franceses, italianos, espanhóis.
  • De Tiras: os trácios, os teutões, os alemães, os saxões, os anglos, e deles os escandinavos, dinamarqueses, holandeses, ingleses, austríacos, checos, húngaros.

Os descendentes de Cam:

Segundo o mesmo mapa, concluímos que sua descendência foi:

  • De Canaã, sobre quem pesou a maldição de Noé: os fenícios, hititas, jebuseus, amorreus, girgaseus, heveus, arqueus, sineus, arvadeus, zemareus e hamateus.
  • De Cuxe: os africanos, etíopes, líbios.
    Temos detalhes de um dos seus filhos: Ninrode. Ele começou a ser poderoso na terra, e era valente caçador diante do Senhor, não se tratando, segundo os estudiosos, de caça de animais, mas de conquista de poder sobre os homens. Ele começou na terra de Sinear, onde se encontrava Babel, de onde se tornou rei (e decerto promoveu a construção da torre), e, ambiciosamente, queria tornar-se imperador do mundo (segundo a história secular). Ele foi o rebelde, o fundador de Babel, o caçador das almas dos homens, figura ou tipo do último príncipe do mundo que virá, o anticristo. Depois da ruína do projeto da torre de Babel, ele afastou-se para a Assíria, onde deu início a várias cidades.

Os descendentes de Sem:

Duas coisas curiosas aparecem no versículo 21:

  1. Sem é descrito como pai de todos os filhos de Héber, seu bisneto (v.25): os israelitas, descendentes de Héber, por isso chamados hebreus na antigüidade (Gênesis 14:13, Filipenses 3:5), eram todos também filhos de Sem, ou semitas – ainda hoje têm esse nome! Nenhum outro povo é chamado semita: nem mesmo os árabes, que também são da descendência de Abraão, mas ilegítimos, sendo filhos não da sua esposa, mas da sua escrava egípcia.
  2. Irmão de Jafé, o mais velho: esta é a tradução literal do hebraico, embora alguns tradutores não tenham resistido à tentação de traduzirem irmão mais velho de Jafé, que parece mais lógico. Segundo o original, Jafé era o filho mais velho de Noé – e aparece em primeiro lugar neste capítulo.

Dos descendentes de Sem não constam outras nações além dessas, possivelmente porque perderam sua identidade ao se misturarem com as outras.

Pelegue recebeu esse nome, que provavelmente significa “repartição” porque nasceu nos dias em que a terra foi repartida. Existem três hipóteses:

  1. ao nascer ele, seu pai Héber repartiu seu território entre seus dois filhos.
  2. Noé talvez havia tentado repartir a terra entre seus descendentes, antes do episódio de Babel, na época em que Pelegue nasceu.
  3. mais provavelmente, Pelegue nasceu quando se deu a confusão de línguas em Babel.

Os Egípcios são descendentes de Cão (Cam), filho de Noé. Leia atentivamente em Gênesis as descendências de Sem, Cão e Jafé, e você verá que Mizraim é descendente de Cão. Todos os nomes terminados em “im” são da parte do Egito. “Tradução comparada nas línguas francesa, espanhola e inglesa. Ao comparar com o português vemos que nas outras línguas onde em português está escrito Mizraim em Inglês está escrito Egito.”

Complementando em minha comparação simultânea da Bíblia em vários idiomas posso afirmar que: Os latinos são descendentes de Jafé, os Africanos e Egípcios(também no continente africano e os Árabes)são descendentes de Cão. Os descendentes de Sem são os Judeus, algumas tribos árabes da parte de Ismael, os Norte Americanos provenientes da Inglaterra e da parte norte da Europa e da Ásia.

Os Índios Brasileiros são descendentes do grande caçador Ninrode da descendência de Cão, portanto os Latino-Americanos são uma mistura de descendências das tribos de Cão e Jafé.

Concluindo: é fantástico ver como a profecia se comprova no domínio de Deus para os homens. Na maldição de Noé contra Cão, por tê-lo visto nu, foi que os seus descendente, de Cão, seriam escravos dos descendentes dos filhos de Jafé e de Sem, enquanto bendizia Jafé e Sem profetizando que seriam  grandes nações e os filhos de Jafé habitariam sob as tendas dos filhos de Sem.

A prova: Os Latinos, Gregos e Italianos e Espanhóis e Portugueses, (descendentes de Jafé) (ver versão inglesa da Bíblia) desde os tempos do início da história, escravizaram seus adversários. Gregos a todos que não eram Gregos. Italianos nas conquistas romanas escravizaram todos a quem conquistavam inclusiva a África. Portugueses escravizaram os Africanos e os Índios do Brasil, Espanhóis aos Índios da América Central. Os Americanos do Norte (descendentes de Sem) aos Índios e Negros e atualmente pelo poder econômico a todas as nações que habitam sob suas tendas. Portanto os descendentes de Cão foram amaldiçoados por Noé e a maldição se cumpriu ao longo de quatro mil anos de história. Se bem que na antigüidade as maiores representatividades foram os descendentes de Cão, a saber, a Assíria, a Babilônia, o Egito, hoje completamente sublevadas.

Fonte:

Fatos Bíblicos

Adventistas.com

Tagged com: 

10 Responses para “Sem, Cam e Jafé”

  1. Cássio disse:

    Caro Carlos,
    Li seu artigo e achei muito interessante. Vi que você levantou três hipóteses sobre o nome de Pelegue. Gostaria de saber se você pensou numa quarta hipótese, que tem me chamado a atenção, a saber: a repartição de Gn 10:25 não poderia ser a divisão da terra em vários continentes? Já vi uma matéria na TV onde os técnicos, com a ajuda daqueles programas de informática, juntaram os continentes como se fossem um quebra-cabeça. Também fico a me indagar como os continentes americanos poderiam ter sido povoados pelos índios a tantos milênios atrás, já que os mesmos não possuíam técnicas de construção de embarcações e nem de navegação marítima. A própria história diz que Colombo, tão recentemente, há apenas 500 anos, teve essa dificuldade, pois pensou estar indo para a índia quando, na verdade, acabou chegando na América. Seria possível àqueles índios atravessarem o oceano em pequenas jangadas, levados ao léu? Assim, tenho pensado que a terra realmente era apenas um continente, apenas uma porção seca, e não várias,conforme Gn 1:9. Tenho pensado que os decendentes de Cam e Jafé moravam em uma parte daquele continente único, sendo que após a divisão, ocorrida nos dias de Pelegue, vieram parar nestas terras, que hoje chamamos de Américas. Assim, a quarta hipótese, que eu entendo como a mais provável, seria que Pelegue nasceu nos dias em que Deus dividiu o único continente até então existente em vários. Inclusive, penso na possibilidade de Deus ter primeiro confunfido as linguas em Babel e, após isso, ter dividido o continente, pois estes dois temas estão muitos pertos um do outro – Gn 10:25; 11:9; 11:16. O que vc pensa sobre o assunto?. Abraços. cássio

    • Prezado Cassio,

      Olá, tudo bem?! Muito interessante sua observação sobre Gn 10:25. É uma hipotese a considerar, vou tentar fazer um estudo sobre isso.
      Quero esclarecer que nem todos os artigos são de minha autoria. Alguns deles são coletados de outros blogs ou sites por serem assuntos do meu interesse. Sempre que isso ocorre, coloco no rodapé do artigo, a origem de onde busquei.
      Com relação a matéria que você viu na TV, eu também já assisti e acredito sim na teoria do Pangea. Por outro lado, não acredito que Colombo teve dificuldades de navegação e nem que ele desejava ir para as Índias. Você já ouviu falar no Mapa de Piri Reis? Ele fou um almirante Otomano que viveu entre 1465 e 1554 e que em 1521 fez uma obra chamada “Livro da Marinha” onde ele inclui um mapa mundi que eleborou em 1513, que incrivelmente possui as características dos mapas atuais. Isso significa que muito antes de 1500, as pessoas que entendiam de navegação, marinha, etc… já tinham conhecimento sobre terras do ocidente. Quanto a existência dos Índios, eu creio que eles atravessaram o continente, dada suas características físicas dos povos do oriente.
      Se Amyr Klink conseguiu, porque eles não conseguiriam? ;-)

      Obrigado por acessar o meu site! Continue visitando!!!!

      Abraços.

      Carlos.

  2. Teodomiro Marinho disse:

    Fico grato quando as coisas de Deus são tratadas de forma séria, não como uns bloguizinhos insignificantes e terríveis em formar mentiras para os que ignoram a Palavra de Deus, certamente Gálatas 6.7 será cumprido. Parabéns.

  3. Silvana disse:

    Eu desconfiava que os povos do oriente fossem descendentes de Cao por serem em sua maioria politeistas, por isso vim buscar informações a este respeito na net. Gostei da matéria me esclareu algumas dúvidas.

  4. clarice disse:

    Boa tarde, Carlos.!.a Paz do Senhor,tenho estudado a Biblia.,e fiquei muito contente de conhecer seu blog e todas essas explicações q vc me deu,muito bom para meu estudo e conhecimento….

    obrigada.

    • Olá Carice, fico muito feliz em saber disso. Que Deus lhe abençoe em Nome de Jesus. Visite sempre que possível, já tem bastante coisa. Não estou com muito tempo para atualizar toda semana, mas sempre que possível, ponho novidades. Abraços.

  5. Arthur disse:

    Olá

    Gostaria de esclarecer este caso:

    Os americanos do norte são descendentes de Sem ou Jafé?

    Acho que eles têm descendência anglo-saxã, portanto fazem parte de Jafé.

    Você quis dizer que eles são descendentes de Sem por conta da grande migração de judeus para os Estados Unidos?

    Poderia me esclarecer?

    Obrigado

    • Olá Amigo,

      Obrigado por visitar o meu blog.
      As opiniões são diferentes, cada um possui um estudo.
      Eu creio que a maior parte dos povos do mundo, provêm de Jafé, poderíamos incluir nisso, todos os povos que sofreram colonização ou processos de migração de Russos, Gregos, Italianos, Franceses, Espanhóis, Alemães, Celtas, Eslavos, Escandinavos, Getes, Centões, Belgas, Anglo-saxônicos, Holandeses, Suíços, Hindus, Persas, Búlgaros, Japoneses e provavelmente os Chineses.

      No meu estudo, apenas os Norte Americanos que vieram da Inglaterra e da parte norte da Europa e da Ásia, seriam descendentes de Sem. Mas há controvérsias,,, com certeza isso merece um estudo mais aprofundado.

      Nos dias atuais, não podemos determinar com certeza qual a base (atual) de uma determinada nação. Pois os processos migratórios e as miscigenações etnicas, foram muito intensas no último século.

      Em breve darei continuidade nesta pesquisa e irei atualizar o meu blog com este assunto, pois é fascinante e muita gente gosta.

      Abraços,

      Carlos Portella

  6. Saulo disse:

    Meu querido! me chamou a atenção a parte em que você falou sobre o Egito, então fui pesquisar, eu possuo uma bíblia na linguá hebraica, e ao conferir a escrita do nome Mizraim, e descobri que tem tudo a ver. Gn. 10:6 o nome Mizraim está escrito assim: מִצְריִם mitsraim existindo um e mudo entre o ts e o r como em pneu, que se lê peneu, lê- se então Mitseraim, já em Exôdo 20:2 Lê- se assim: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito. em hebraico a palavra terra é: אֶרֶץ erets, e apalavra Egito é: מִצְריִם Mitsraim, a mesma palavra e mesma escrita, por tanto sim os Egipios saõ descendente de cam.

Responder

Powered by sweetCaptcha